O lúpulo é uma planta que contém uma variedade de compostos de alto valor para diferentes setores, incluindo o de alimentos. Dentre esses compostos, destacam-se os ácidos alfa Cohumulona e Humulona, juntamente com seus isômeros Adhumulona e Adlupulona. Além disso, há os produtos resultantes da oxidação dos ácidos beta, como Colupulona e Lupulona, e os próprios ácidos beta.

Esses compostos desempenham papéis essenciais na flavorização da cerveja, conferindo-lhe o característico sabor amargo em certas categorias, além de contribuírem para sua preservação. De fato, essas substâncias apresentam potencial para inibir o crescimento de certas bactérias, prolongando assim a validade do produto e favorecendo o desenvolvimento adequado dos microorganismos envolvidos no processo de fermentação.

Os compostos presentes no lúpulo foram submetidos à análise por cromatografia líquida utilizando a coluna Inertsil ODS-P da GL Sciences. Esta coluna, que possui uma fase ODS-P polimericamente ligada, oferece uma alta seletividade estérica para a separação eficaz de compostos planares e não planares.

 

 

× Como posso te ajudar?