O fosfato dissódico de dexametasona é um corticosteroide sintético utilizado no tratamento de condições inflamatórias específicas. Ele funciona como um pró-fármaco, que exige a ativação por esterases em vários tecidos para se converter em sua forma ativa, a dexametasona.

A escolha de utilizar o fosfato dissódico de dexametasona em vez da dexametasona na terapia sistêmica é principalmente devido à sua notável solubilidade em água. Isso se deve à presença de um grupo fosfato em sua estrutura molecular, que torna a molécula mais polar, resultando em um aumento significativo em sua capacidade de se dissolver em água.

Enquanto a solubilidade da dexametasona em água é limitada a apenas 89 μg/mL, o fosfato dissódico de dexametasona exibe uma solubilidade impressionante de 50 mg/mL. Essa característica permite a administração de doses mais elevadas com um volume de injeção menor.

É importante ressaltar que a Instrução Normativa nº 258 (ANVISA), datada de 16 de outubro de 2023, estabelece um limite qualificado para a dexametasona presente no fosfato dissódico de dexametasona. Sendo assim, a GL Science oferece a coluna Inertsil ODS-HL, com uma matriz composta por cadeias lineares de 18 carbonos. A designação “HL” vem do inglês “High Load” (alta carga), destacando o diferencial desta coluna por possuir um alto teor de carbono, atingindo 23%. Essa característica a torna indicada para análise de substâncias relacionadas, detecção de impurezas e o tratamento de substâncias básicas.

Saiba mais:

× Como posso te ajudar?