Sua fórmula molecular é C47H51NO14, com uma massa molecular de 853,9 g/mol, conforme ilustrado na fórmula estrutural da Fig. 1.

O Paclitaxel se distingue por possuir duas moléculas com uma cadeia lateral de éster homociral na posição C13 e um anel taxano que inclui um anel oxetano de quatro membros entre as posições C4 e C5, reforçado pela mesma cadeia lateral em C13. Essa estrutura é vital para a função do Paclitaxel, já que a cadeia lateral em C13 desempenha um papel crucial ao se ligar aos microtúbulos de actina, estruturas importantes para a movimentação dos cromossomos e das organelas celulares na divisão celular. Esse mecanismo impede a divisão celular normal, bloqueando o ciclo celular na transição entre a metáfase e a anáfase, o que leva à morte das células tumorais (1).

Além disso, o Paclitaxel é também formulado em preparações injetáveis, adequadas para diluição e administração intravenosa, especialmente no tratamento de pacientes com câncer de mama, pulmão e ovário. A eficácia dessas formulações é garantida pela presença de 90% a 110% da quantidade rotulada de Paclitaxel, como descrito na monografia da USP (2,3).

Seguindo as diretrizes da monografia, a GL Sciences desenvolveu um estudo utilizando a coluna InertSustain PFP para a análise da injeção de Paclitaxel, proporcionando uma metodologia eficiente e precisa para a determinação do teor desse importante fármaco antitumoral.

Fig. 1: Fórmula estrutural do Paclitaxel

Nesta análise, utilizou-se uma coluna InertSustain PFP da GL Sciences, com dimensões de 250 mm de comprimento, 4,0 mm de diâmetro interno e partículas de 5 µm. A fase móvel consistiu em uma mistura de acetonitrila e água nas proporções de 45/55 v/v, respectivamente. O fluxo foi ajustado para 1,5 mL/min, enquanto a temperatura da coluna foi mantida em 40 °C. A detecção foi realizada em 227 nm, utilizando um detector 5430 DAD UV. O Paclitaxel apresentou um tempo de retenção de 6,21 minutos, demonstrando que, com um sistema simples e uma análise rápida, obteve-se uma análise eficiente, conforme ilustrado no cromatograma da Fig. 2.

× Como posso te ajudar?