Em 2021, o Sotorasibe se tornou o primeiro inibidor de KRAS aprovado pela FDA, comercializado sob o nome Lumakras® nos Estados Unidos. Sotorasibe tem como alvo a proteína K-Ras, codificada pelo gene KRAS. Uma mutação no gene KRAS está associada a várias formas diferentes de câncer, incluindo câncer de pulmão de células não pequenas, onde a mutação KRAS é encontrada em aproximadamente 25% dos casos.

Estruturalmente (Figura 1), o Sotorasibe possui uma ligação rotacionalmente restrita (C-N), e as diferentes rotas de restrição rotacional resultam em diastereoisômeros, que são diferentes em sua configuração espacial, mas não são imagens especulares entre si. Além disso, o Sotorasibe pode possuir enantiômeros, que são imagens especulares não sobreponíveis uma da outra.

A Daicel Chiral Technologies, líder em fases estacionárias quirais, em parceria com a Acore Consumíveis, oferece soluções para separar os enantiômeros e diastereoisômeros do Sotorasibe, utilizando a coluna de amilose CHIRALPAK® IN-3.

O cromatograma da Figura 2 demonstra que a coluna utilizada conseguiu separar eficazmente os enantiômeros e diastereoisômeros do Sotorasibe. A fase quiral da CHIRALPAK® IN-3 é imobilizada, o que significa que a fase estacionária está quimicamente ligada ao suporte da coluna. Isso confere maior estabilidade e durabilidade à coluna, permitindo a utilização de uma ampla gama de solventes e condições operacionais sem degradação da fase estacionária. No método empregado nessa aplicação, isso é especialmente relevante, pois o uso de MTBE na fase móvel seria inviável em colunas não imobilizadas.

Confira abaixo as condições cromatográficas e o cromatograma obtido neste estudo!

 Figura 1: Estrutura molecular do Sotorasibe

Figura 2: Cromatograma da separação do Sotorasib e seus isômeros

 

× Como posso te ajudar?