A Apalutamida (Fig. 1) é um medicamento amplamente utilizado no tratamento do câncer de próstata, especialmente em casos de câncer de próstata resistente à castração (CPRC) e não metastático. Comercializado sob o nome de marca Erleada, a Apalutamida atua como um potente inibidor do receptor de andrógeno (AR), bloqueando as vias de sinalização que promovem o crescimento e a sobrevivência das células tumorais.

A literatura científica apresenta poucos métodos LC-MS/MS relatados para a quantificação de Apalutamida em matrizes biológicas. Nesse contexto, destacamos um estudo publicado na revista International Journal of Current Research and Review, no qual os pesquisadores desenvolveram e validaram um método LC-MS/MS de acordo com as diretrizes da FDA para a quantificação de Apalutamida em plasma humano.

Para este estudo, foi utilizada uma coluna Inertsil ODS da GL Sciences, que proporcionou alta eficiência e seletividade na separação dos componentes do plasma, permitindo uma quantificação precisa da Apalutamida.

Os cromatogramas do branco (Fig. 2 A) apresentou uma intensidade baixa e relativamente estável ao longo do tempo, indicando que não há picos significativos relacionados à Apalutamida ou ao padrão interno (IS). Já os cromatogramas das amostras contento Apalutamida (Fig. 2 B) tiveram a presença de picos claros e bem definidos.

Como resultado, o método validado demonstrou alta sensibilidade e excelentes valores de recuperação a partir do plasma, sendo indicado para estudos de bioequivalência e farmacocinética.

Confira os resultados deste estudo!

Figura 1. Estrutura molecular da Apalutamida

 

× Como posso te ajudar?