Análises ambientais
As substâncias perfluoroalquílicas ou polifluoroalquílicas (ambos atribuídos à sigla PFAS) são moléculas de grande relevância para o cenário científico. Com aplicações variadas, estas podem ser empregadas desde pesquisas fundamentais, como integrantes de formações complexas de gotículas multicomponentes (Wang et al. 2019), até uso como espumas para combate à incêndios e produção de diversos itens como utensílios para cozinha, embalagens, carpetes, móveis, semicondutores, entre outros (Sunderland et al, 2018).
Denomina-se uma substância polifluoroalquilada, aquela molécula que contém no mínimo um grupo onde todas as ligações entre carbono e hidrogênio são substituídas por ligações entre carbono e flúor. Quando uma cadeia alifática de carbonos tem todos os seus hidrogênios substituídos por flúor, denomina-se “substância perfluoroalquilada” (Sunderland et al, 2018).
Acompanhe nos links abaixo as aplicações mais recentes das empresas Advanced Materials Technology, GL Sciences e Shodex:
As colunas de núcleo sólido são desenvolvidas com o propósito de desenvolvimentos de métodos rápidos e altamente eficientes com alta sensibilidade. Neste contexto, a coluna dedicada da linha HALO Enviroclass, a HALO PFAS, é aplicada juntamente da sua coluna de atraso em um sistema cromatográfico de modo a desenvolver metodologias rápidas, podendo chegar à marca de 5 minutos com 33 dos principais PFASs incluindo exemplares de cadeia longa e de cadeia curta.
A GL Sciences traz uma solução completa em questão de análise de PFASs. A metodologia inclui preparo de amostras com cartuchos de SPE, uso de vials especiais de polipropileno de alta pureza, colunas de atraso e a coluna analítica InertSustain C18, desenvolvida com partículas de sílica totalmente porosas de qualidade premium funcionalizadas com grupos C18.
A Shodex é uma empresa especializada em desenvolvimento de métodos envolvendo partículas poliméricas de alta resistência química. No método proposto, a coluna de HPLC de modo misto contendo grupos de amônio quaternário é empregada para a separação de PFASs a nível de traços.
Referências
SUNDERLAND, E. A review of the pathways of human exposure to poly- and perfluoroalkyl substances (PFASs) and present understanding of health effects. Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiology. n. 29, p. 131–147, nov 2018. DOI: https://doi.org/10.1038/s41370-018-0094-1
WANG, X. et al. Thermally reconfigurable Janus droplets with nematic liquid crystalline and isotropic perfluorocarbon oil compartments. Soft Matter. n. 15, p. 2580-2590, fev 2019 DOI: https://doi.org/10.1039/C8SM02600A