A coluna cromatográfica ODP2 HP-2B da Shodex é desenvolvida com partículas poliméricas de alta resistência química e excelente capacidade de exclusão de tamanho. As partículas de polihidroximetacrilato possuem tamanho de poros de 40 Å e excluem completamente todo tipo de proteína ou macromolécula, de modo que moléculas pequenas possam ser analisadas sem efeitos de supressão iônica em sistemas de LC-MS.
O emprego de surfactantes em formulações de biofármacos (anticorpos, por exemplo) é importante para a prevenção de formação de agregados. A análise destes componentes é complexa por se tratar da detecção de concentrações baixas de analitos que não possuem grupos cromóforos ou fluoróforos, cujo sinal frequentemente sofre interferências do próprio ingrediente farmacêutico ativo na formulação.
Na metodologia proposta pela Shodex, a proteína é perfeitamente excluída como uma função do baixo valor de tamanho de poros e fase móvel fortemente alcalina. O surfactante pode ser observado com formato de pico adequado e tempos de retenção reprodutíveis.